Manutenção de Extintores de Incêndio


A Manutenção de Extintores é o serviço efetuado com a finalidade de manter as condições originais de operação dos extintores, após sua utilização ou quando requerido por uma inspeção.

Níveis de Serviço - Manutenção

De acordo com o regulamento das portarias nº 205 – 412 - 206 - 300 do INMETRO, os serviços “obrigatórios” de manutenção dos extintores são:

Nível II – Recarga - NORMA ABNT NBR. 12962

Consiste em substituir o agente extintor, manutenção dos componentes, substituição do selo INMETRO, anel de identificação, lacre, quadro de instrução e termo de garantia a cada 12 meses.
Este tipo de manutenção requer que a execução de serviços seja realizada por profissionais habilitados, com local e equipamentos apropriados.
Ensaio pneumático dos indicadores de pressão (indicação correta e vazamento);
Ensaio pneumático de vazamento da válvula de descarga;
Regulagem da válvula de alivio, quando de pressurização indireta

Nível III – Teste Hidrostático - NORMA ABNT NBR. 13485

Os extintores devem ser vistoriados a cada 05 anos, a partir de sua data de fabricação, ou da última vistoria, ou ainda quando apresentarem corrosão no recipiente. Sujeito a pressão permanente ou momentânea, utilizando-se normalmente de água como fluído, que tem como principal objetivo avaliar a resistência dos componentes, a pressão dos componentes superiores e a pressão normal de carregamento ou pressão de trabalho do extintor.
Ensaio pneumático dos indicadores de pressão (indicação correta e vazamento)
Ensaio pneumático de vazamento da válvula de descarga
Regulagem da válvula de alívio, quando de pressurização indireta
Ensaio hidrostático da válvula de descarga
Ensaio hidrostático do recipiente ou cilindro

Teste hidrostático e empatação de mangueira

Toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada e ensaiada hidrostaticamente por obrigatoriedade antes de ser colocada em uso (para mangueiras novas pode ser aceito o certificado de ensaio hidrostático do fabricante). Item 4.2.2 NBR 12779:2004 – Deve-se realizar a inspeção e manutenção em toda a mangueira em uso.

Teste hidrostático

O teste hidrostático em mangueiras de incêndio é necessário e obrigatório conforme NBR 11861, em virtude do desgaste natural das mesmas ou por abrasão no revestimento externo.

Empatação

Fixação da mangueira a união através de anel em cobre,a empatação se faz necessária caso haja vazamento em suas extremidades no teste hidrostático ou ainda se for percebido que anéis não estão bem prensados correndo o risco de escapar as uniões durante o uso.

Mangueira aprovada para uso

Mangueira que, após ter sido submetida à inspeção e/ou manutenção não apresentou vazamento no ensaio hidrostático e estiver conforme as especificações normativas.

Dados Comerciais

SUDASEG

Rua Adutora de Rio Claro, Nº 521  - Vila Primavera -                  São Paulo - SP - CEP 03.374.050
(11) 2211-0221 
(11) 2154-4760
(11) 2668-3298
(11) 9.4725-1961
comercial@sudaseg.com.br

Solicitar Contato

Preencha o formulário abaixo e nós retornaremos para você.
                                        © Copyright 2017. SUDASEG - Todos os direitos reservados